Experimentos em Animais são discutidos na ALESP



Cerca de 300 pessoas lotaram o Auditório Paulo Kobayashi , na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Promovida pela Frente Parlamentar de Defesa e Direito dos Animais, foi realizada nesta terça-feira, 29/10/13, a Audiência Pública “Alternativas Ao Uso De Animais Em Experimentos Científicos” abordou a utilização desnecessária de animais em experimentos, principalmente nas universidades e em testes para cosméticos, produtos de higiene e limpeza e perfumes.

O evento, presidido pelo deputado estadual Feliciano Filho, contou com a presença do Dr. Thales Tréz - graduado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. É também doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Autor do livro: Instrumento animal: o uso prejudicial de animais no ensino superior e co- autor do livro: A verdadeira face da experimentação animal, dobiólogo  Sérgio Greif - formado pela UNICAMP, mestre em Alimentos e Nutrição com tese em nutrição vegetariana pela mesma universidade, ativista pelos direitos animais, vegano desde 1998, consultor em diversas ações civis publicas e audiências públicas em defesa dos direitos animaisco-autor do livro "A Verdadeira Face da Experimentação Animal: A sua saúde em perigo" e autor de "Alternativas ao Uso de Animais Vivos na Educação: pela ciência responsável", da Dra. Odete Miranda - professora da Faculdade de Medicina do ABC - Primeira Faculdade a abolir o uso de animais nos estudos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, e doativista George Guimarães - nutricionista dedicado à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana além de ativista e presidente da ONG VEDDAS (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade) cujas ações vêm
ganhando destaque no cenário nacional e internacional.

Na abertura o deputado Feliciano lembrou a matéria publicada, em Fevereiro de 2008, a revista FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo) informa que depois que o biotério da Unifesp passou a cobrar pelas cobaias concluiu-se que pelo menos 50% dos experimentos com animais são dispensáveis, e que na Faculdade de Medicina da USP a utilização de cães foi totalmente abolida dos experimentos. Feliciano também citou a declaração do Dr. Luiz Eugênio Mello, professor de fisiologia da Unifesp e presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), para a mesma revista, onde afirma: “Evidentemente, se eu estou testando um medicamento para dor ou para ansiedade, não conseguirei avaliar a eficácia sem submeter o animal à dor ou a uma situação de ansiedade”.

Feliciano ainda citou os três projetos de lei, de sua autoria, que tratam exatamente de experimentos com animais, como o PL PL 479/09, que trata da obrigatoriedade do fabricante colocar no rótulo do produto se o mesmo foi testado ou tem algum componente de origem animal. Aprovado pela Assembleia Legislativa e vetado pelo governador Geraldo Alckimin, o PL 706/12, que restringe a utilização de animais na área do ensino e o PL 777/13, que proíbe a utilização de animais em testes para a fabricação de cosméticos e produtos de higiene pessoal, e o PL 583/09, proíbe os CCZs de enviarem animais para pesquisas.

Na palestra do Dr. Thales Tréz, ficou claro aos presentes que o estresse provocado nos alunos durantes as experimentações com animais vivos podem prejudicar sua capacidade de raciocínio, visto que a morte do animal ao final dos experimentos podem causar nos alunos um efeito reverso. "O espírito científico pede que deixemos o lado emocional do lado de fora e que sejamos racionais. Mas não é racional matar animais. É até prejudicial para a formação de um biólogo essa insensibilidade, tratar o animal como coisa," afirmou.

Já a Dra. Odete Miranda narrou toda a transição, e dificuldades da Faculdade de Medicina do ABC para abolir o uso de animais nos estudos. Ficou claro que as dificuldades colocadas na época eram, na verdade, simplesmente posicionamentos equivocados e preconceituosos com relação aos métodos alternativos, implementados na instituição que foi a primeira Faculdade do Brasil a quebrar este paradigma da necessidade do uso de animais. "Não precisamos de animais. Se nos EUA e na Europa já foi quase abolido este uso, nós também não precisamos."


O ativista George Guimarães falou da importância do ativismo sério, e respaldado legalmente com argumentos técnicos sobre a causa que se pretende defender . O ativista lembrou também sobre a questão de objeção de consciência garantida aos alunos: "Todo aluno pode se objetar a fazer testes em animais. Essa é uma briga que vocês devem comprar com a universidade. Não é uma luta fácil, mas é mais fácil hoje porque muitos outros já fizeram esse sacrifício.”  

Enquanto a palestra do biólogo Sérgio Greif  colocou em questão o “modelo animal” utilizado para testar medicamentos para humanos, trazendo informações de vários medicamentos que, embora tenham trazido resultados positivos quando testados em animais, os resultados nos testes em humanos foram em muitas vezes catastróficos. Um exemplo é a Talidomida que em ratos não trouxe efeitos relevantes, mas que causou a  "geração talidomida" com várias crianças com má formação congênita. Por um longo tempo, a Talidomida foi associada a um dos mais horríveis acidentes médicos da história.  "A História da Ciência mostra que nunca foi necessária a experimentação com animais. Quem cria essa necessidade é o lobby farmacêutico." 


Conforme combinado na Audiência Pública: Alternativas ao Uso de Animais em Experimentos Científicos, realizada ontem na ALESP, seguem os links para downloads dos livros de Sérgio Greif e Thales Trez

ALTERNATIVAS AO USO DE ANIMAIS VIVOS NA EDUCAÇÃO – PELA CIÊNCIA RESPONSÁVEL Autor Sérgio Greif
http://www.institutoninarosa.org.br/livros/alternativas.pdf

ENTENDENDO A EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
A crítica científica ao uso de animais como modelos de pesquisa para a saúde humana
Por Thales Tréz
http://www.1rnet.org/literatura/experimentação_animal_versao1.pdf

A VERDADEIRA FACE DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: SUA SAÚDE EM PERIGO
Autores Sergio Greif e Thales Tréz
http://www.1rnet.org/literatura/trabalhos/livro_avfea.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário