Em entrevista para o jornal Estado de Minas, professor da UNIFAL-MG defende métodos alternativos para testes em laboratórios

Prof. Thales Tréz comentou o tema levantado com a polêmica envolvendo os cães da raça Beagle no Instituto Royal


O resgate dos cães da raça Beagle no Instituto Royal em São Roque, no interior de São Paulo, há duas semanas, levantou discussões em todo país, sobre o uso de animais como cobaias de pesquisas científicas para desenvolvimento de produto. Para comentar sobre o tema, o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG no campus de Poços de Caldas, Thales de Astrogildo e Tréz, foi entrevistado pela reportagem do jornal Estado de Minas.

Na matéria “Faltam verbas para aposentar cobaias”, publicada na editoria Nacional, da edição de segunda-feira, 28/10/2013, Prof. Thales declarou ser favorável ao uso de métodos alternativos em laboratórios e defendeu mudanças na legislação para que se dê mais destaque à questão da substituição.

O professor também contestou a afirmação de que o uso de animais em pesquisas é necessário, na matéria “Cobaias em 10 laboratórios”, divulgada na edição de terça-feira, 29/10/2013, na editoria Gerais do jornal. A reportagem destaca que Minas Gerais é o segundo estado com mais instituições autorizadas a fazer testes usando animais como cobaias.

Autor da tese “O uso de animais no ensino e na pesquisa acadêmica: estilos de pensamento no fazer e ensinar ciência”, Prof. Thales tem experiência nas áreas de bioética, métodos substitutivos ao uso de animais no ensino, na pesquisa e na educação ambiental.

Leia matérias na íntegra:


Informações: Ana Carolina Araújo – jornalista da Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG
Foto: arquivo pessoal (Prof. Thales Tréz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário