Comportamento e adestramento: afinal, qual é a diferença?

                                       Dr. Marcel Pereira
  É médico veterinário e mestre em medicina veterinária pela Faculdade de Mecina Veterinária e Zootecnia / USP. Atualmente trabalha como terapeuta canino, reabilitando cães com problemas comportamentais. 
Especialista explica como os cães pensam e a melhor forma para evitar problemas comportamentais

Por vezes, quando estou conversando com pessoas nos parques ou mesmo quando estou acompanhando alguns casos, percebo que as pessoas têm muita dificuldade em entender o que faço. A maioria, quando vê que seu cachorro está com algum problema, acredita que precisa chamar um adestrador para resolver. Mas o que eles não percebem é que, na maioria das vezes, o problema não é o cão, mas sim, os próprios donos. E é exatamente nesse ponto em que atuo.

O adestramento é a utilização de diversas técnicas para condicionar o animal em determinadas situações. Nas novelas, comerciais de televisão e filmes, praticamente tudo o que os cães fazem é baseado no condicionamento. Não é nada difícil condicionar um cão para dar a pata utilizando a técnica do reforço positivo: você dá o comando “mão”, por exemplo, e, quando ele der a pata você o recompensa com um petisco. Outro exemplo é dar um “não” toda vez que o animal tentar fazer algo errado. Nas duas situações, após algumas repetições, o animal estará condicionado.

Trabalhar com o comportamento é entender o que é normal ou não para os cachorros e buscar soluções naturais para os desvios comportamentais. É buscar o equilíbrio na relação entre o homem e o cão. Cães equilibrados raramente apresentam problemas comportamentais, além de serem mais facilmente treinados. Mas o que deve ter um cão para ser equilibrado?

Um animal equilibrado é aquele que tem todas as suas necessidades preenchidas diariamente. Além de água, comida, carinho e cuidados com a saúde, deve ter atividades físicas rotineiras e desafios psicológicos frequentes. O problema é que costumamos humanizar os cães, e costumamos mimá-los e tratá-los como nossos filhos – e é aí que os problemas aparecem.

Costumamos dar prioridades para as coisas erradas – achamos que dar carinho é a melhor forma de agradar a um cão, ou para nos desculparmos pela falta de atenção durante o dia, damos um petisco super saboroso. Esquecemos que, na natureza, os cães não recompensam os demais da matilha com petiscos e nem com carinho. 

Eles vivem o momento, compartilham a comida que levaram um ou dois dias para caçar, ensinam uns aos outros a hierarquia da matilha e migram juntos. Enfim, têm uma vida repleta de atividades e aprendizados constantes – fatores importantes para manter o equilíbrio no grupo. 

Porém, quando nós os domesticamos, geralmente falhamos em dar continuidade em seu estado de equilíbrio – paramos de dar limites aos seus comportamentos, esquecemos de disciplinar com as regras do grupo e não oferecemos atividades físicas e desafios mentais. Qualquer semelhança com as crianças mimadas que observamos atualmente é mera coincidência.

Portanto, se você está com problemas com seu cão, pare, pense e veja onde é que você está errando. Os comportamentos indesejados que ele está demonstrando, provavelmente, são apenas reflexos da vida que você está oferecendo a ele. Cães equilibrados, que passeiam rotineiramente, que têm regras e limites bem claros e que são muito bem cuidados, raramente, apresentam problemas comportamentais.
FONTE: PETMAG

Um comentário:

  1. Tenho 4 cães machos, o último que adotei, não foi aceito por um deles, e tenho que mantém os separados pois quando se encontram brigam com vontade de se matar, nem sei o q fazer! Será problema comigo ou comportamento deles?

    ResponderExcluir