VENDER CHUMBINHO É CRIME

MATA PESSOAS, MATA ANIMAIS

SE VOCÊ PRESENCIAR ALGUÉM COMERCIALIZANDO ESTE PRODUTO, LIGUE 190

Trata-se de um veneno agrícola conhecido popularmente como veneno para ratos, é amplamente usado para matar cães e gatos.

Esses venenos agrícolas possuem elevada toxicidade aguda, de forma que a morte do roedor ocorre poucos instantes após sua ingestão, o que dá a falsa impressão ao consumidor de que o produto é eficiente. Mas as colônias de ratos não funcionam assim. Normalmente o animal mais idoso ou doente é enviado para ‘provar’ o novo ‘alimento’; como ele morre em seguida, os demais ratos observam e fogem. 

O chumbinho é um produto clandestino, vendido ilegalmente e extremante perigoso se ingerido, por não possuir antídoto. 

A compra e venda no Brasil é proibida, e considerada crime, com penas que variam de 1 a 4 anos, mais pagamento de multa.

Lei 9605/98

Art. 56. Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos:

        Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
        § 1o  Nas mesmas penas incorre quem
I - abandona os produtos ou substâncias referidos no caput ou os utiliza em desacordo com as normas ambientais ou de segurança; 
II - manipula, acondiciona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou dá destinação final a resíduos perigosos de forma diversa da estabelecida em lei ou regulamento.
Portal da ANVISA

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Perguntas+Frequentes/Agrotoxico+e+Toxicologia/5fbf5580429fa2fd8ff5ef2312e9dd30

Nenhum comentário:

Postar um comentário