A empatia dos cães com o ser humano




Cães sentem a dor das pessoas e buscam aliviá-la
Fonte: Daiylimail

A intuição presente em quem convive com cães de que estes animais são sensíveis e altruístas ao detectar o sofrimento das pessoas, brindando-as com conforto e aconchego, parece se confirmar por um recente estudo realizado por psicólogos daUniversidade de Goldmsiths em Londres.

Os cães reagem à dor humana de maneira submissa que se ajusta a dar alívio, como se o verdadeiro treinamento biológico desta espécie fosse a empatia.

O experimento testou 18 cães em diferentes situações, com seus donos e estranhos, nas quais os voluntários aparentavam chorar, sussurrar, cantarolar e falar.

Os cães reiteradamente reagiram aos simulacros de pranto, aproximando-se das pessoas e buscando iniciar algum tipo de contato físico.

- "O cantarolar” foi desenhado para ser um comportamento relativamente novo, que poderia provocar a curiosidade dos cães.

O fato de que os cães diferenciaram entre o choro e o canto indica que sua resposta não foi meramente motivada pela curiosidade", disse a Dra Deborah Custance, coautora do estudo.
Os cães responderam ao choro de uma pessoa não obstante que não fosse seu dono, e demonstra que sua resposta foi genuinamente empática.

Há algumas semanas um outro estudo sugeria que ratos são capazes de sentir e agir dirigidos pela empatia e que esta poderia ser a emoção universal.

Por outro lado o biólogo da Universidade de CambridgeRupert Sheldrake, realizou numerosos experimentos queparecem mostrar que os cães têm uma capacidade telepática (não circadiana) para saber quando seus donos estão para chegar em casa.

Não há dúvida que os animais domésticos, sobretudo os cães, cumprem uma admirável função serviçal, como se estivessem entre nós para expiar nossas penas

Portanto, ame-os como eles o amam.

Font: http://www.economist.com/node/21557721

Nenhum comentário:

Postar um comentário