Gatos também têm acne, sabia?


As lesões são semelhantes aos nossos cravos e espinhas e aparecem principalmente na região do queixo dos animais 

A acne felina aparece nos animais principalmente na região do queixo e próximo aos lábios e assemelha-se muito à acne humana. Pode apresentar cravinhos e espinhas e, consequentemente, inflamação, inchaço e infecção podem acontecer com frequência.

Não há uma causa especifica para o surgimento da acne nos gatos, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento e permanência da lesão, como a alergia a comedouros e bebedouros de plástico. Alguns gatos podem sentir alergia no contato com o plástico e/ ou os corantes utilizados neles. Outro fator que pode contribuir para o surgimento da acne são as bactérias encontradas nestes objetos, por isso é importante lavar com frequência e mantê-los em locais limpos e arejados. Ainda assim, problemas como dermatite e sistema imune suprimido.

Outro fator que contribui para o surgimento dos cravos e espinhas é a produção excessiva de oleosidade na pele dos animais, ou seja, as glândulas sebáceas que secretam óleos lubrificam a pele evitando irritações e ressecamento da região do queixo, lábios e base da cauda. Essas glândulas são conectadas aos folículos capilares. Quando esses folículos se entopem de impurezas, nascem os cravos e consequentemente as espinhas, com pus, lesionando o local e inflamando a região.

Existem gatos que, mesmo com acne, não apresentam incomodo ou qualquer desconforto com a lesão, mas como ela aparece em qualquer idade, tanto em machos como em fêmeas de qualquer espécie, a acne felina pode surgir e sumir de repente, sem que o dono do animal saiba da doença. Após o surgimento da acne é importante observar se a lesão evoluiu para espinhas e se há um alto grau de inflamação ou infecção. Neste caso, é muito importante levar o animal ao veterinário para um diagnóstico mais preciso e pedir orientações sobre quais medidas são necessárias para controlar a doença.

A acne felina é facilmente percebida em gatos de pelagem branca ou mais clara, mas ela também pode aparecer em gatos de pelagem escura. Como é mais difícil para ver, a identificação da doença pode ser feita por meio do toque. Basta passar a unha levemente na região do queixo do gato, se sentir qualquer pontinho pode ser um cravo ou espinha, e se o felino reclamar do toque é provável que esteja inflamado ou infeccionado.

Para tratar a acne, os donos podem lavar o queixo do animal uma vez por dia com sabonete neutro ou sabonete antisséptico, sempre após a indicação do veterinário. E, em casos mais graves, podem ser indicados o uso de antibióticos, injeções para acalmar a inflamação e shampoos manipulados em farmácia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário