Salva-vidas de quatro patas


O faro dos cães pode ser mais eficiente do que exames de sangue na descoberta de doenças

Que eles são as melhores companhias do homem, não há dúvidas. Porém, ter um cachorrinho em casa pode ter um benefício ainda maior do que dar adeus à solidão. O faro desse animal pode ser tão poderoso e perspicaz que indícios de doenças graves podem ser “diagnosticados” por esta espécie.

Além de aliviar o estresse do dia-dia, a sensibilidade canina contribui para que pessoas que passam por tratamentos dolorosos consigam enfrentar esta etapa da vida de uma maneira menos dolorosa. No entanto, a capacidade dos cães é ainda maior, uma vez que eles têm a capacidade de salvar vidas por conseguirem “sentir o cheiro” do câncer.

Nas últimas décadas, pesquisadores se debruçaram em conhecer os limites do olfato dos mamíferos, em particular, dos cachorros, que muitas vezes conseguem utilizar este sentido para identificar indícios de situações imperceptíveis aos sentidos humanos. As alterações patológicas que ocorrem no corpo de uma pessoa com câncer, por exemplo, fazem com que o odor expelido pelo seu corpo exale um cheiro diferente, muitas vezes perceptível para cães.

Na Grã-Bretanha, um grupo de cientistas liderado por Carolyn M. Willis, treinaram seis cachorros a diagnosticar câncer de bexiga através do cheiro da urina de humanos. Ao fim da experiência, o êxito da participação dos animais mostrou quem em 60% dos casos eles foram capazes de perceber a alteração no cheiro da urina. Porém, uma situação surpreendeu ainda mais os pesquisadores: apesar de um dos voluntários não ter sido diagnosticado com a doença, os seis animais mostravam um especial interesse pelo material coletado. A insistência dos cachorros fez com que novos exames fossem realizados e um câncer de rim e bexiga diagnosticado.

Além de espantar a monotonia, um cão pode ser um rastreador de patologias. A eficácia deste animal em perceber alterações humanas pode ser fundamental para salvar vidas já que, muitas vezes, exames de sangue não são capazes de diagnosticar com precisão algumas doenças no estágio inicial, como no caso do câncer de próstata. Eis aí mais uma qualidade incrível destes animais de quatro patas que os humanos estão apenas começando a entender e a valorizar.

PETMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário