Porque cães têm diabetes?

Fatores genéticos e cães de pequeno porte estão em um grupo de maior risco 

O Diabetes Mellitus infelizmente é uma doença comum em cães adultos e idosos. Caracterizada pela alta concentração de glicose no sangue e na urina, a diabetes aparece em cães adultos entre sete e nove anos. Infelizmente é uma das desordens hormonais mais comuns em cães. A doença acomete machos, mas a ocorrência em fêmeas é duas vezes maior.

A diabetes pode ser um fator genético. Nestes casos, os cães nascem com a propensão à doença e devido à má alimentação, por exemplo, apresentam os primeiros sintomas e consequentemente é diagnosticado a diabetes. Outra possível causa para a doença são os animais imunomediados, o sistema imunológico do animal trabalha contra o pâncreas sempre que ele tenta produzir insulina.

Parecido com humanos, um dos primeiros sintomas apresentados pelos cães que tem diabetes é o aumento da sede e a quantidade de vezes que eles urinam por dia. Pode ocorrer também o aumento de apetite, mas consequentemente os animais começam a perder peso, no entanto, existem casos de cães que se tornam obesos. Seguido do aparecimento da doença, alguns cães podem ficar cegos devido a catarata e também podem ser diagnosticadas infecções, desordens do sistema nervoso e doenças renais.

O primeiro passo para ajudar no diagnóstico da doença é observar o comportamento do animal e baseado em mudanças comportamentais levá-lo ao veterinário. Através de exames de sangue e de urina é possível checar a glicose do animal e se positivo, conversar com o veterinário para entender como será a vida do animal daquele momento em diante.

A combinação perfeita para o tratamento de diabetes em cães é através de exercícios físicos regulares, dieta controlada e a aplicação de insulina. Mas, antes de receber as orientações médicas do veterinário, é importante contar como é a rotina do cão, se ele faz caminhadas diárias, quantas vezes ele come por dia e o comportamento dentro de casa. São estas informações que vão ajudar no receituário adequado e no controle da doença.

No início, serão necessárias algumas visitas regulares ao veterinário que irá ensinar ao dono como controlar a doença e quais os procedimentos necessários nestes primeiros meses. O veterinário também ensinará ao dono como aplicar as injeções de insulina, que se forem feitas da maneira correta, garantirão uma vida de muita qualidade para o cão.

Infelizmente não existem ainda métodos que possam prevenir a diabetes em cães, mas após diagnosticada é importante manter o peso ideal do cão e introduzir exercícios físicos na rotina do animal. Observar o que o animal come e bebe e também o volume urinário são um ponto importante para o controle sobre a doença. O acompanhamento médico é indispensável e sempre que tiver dúvidas procure o veterinário para orientar como deve ser tratado o animal e quais são os procedimentos para cada tipo de sintoma ou doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário