Por que os cachorros lambem seus donos?

O hábito pode ter várias explicações, entre elas que os cães gostam do sabor de nossa pele

Quem tem cachorro sabe: ser recebido por eles com lambidas é tudo de bom. Podemos sentir naquele gesto a demonstração de amor e carinho. Mas, quem acha que o pet usa a lambida só para indicar afeição, está enganado.

A lambida dos animais pode ser uma forma de chamar atenção, de demonstrar submissão e, em alguns casos, eles também podem fazer isso por gostarem do sabor da nossa pele. Entenda melhor o que significam esses “lambeijos”.

Motivos que estimulam as lambidas


Essa forma de carinho usada pelos cães é instintivamente ligada à sua relação com a matilha. Ao nascerem, as mamães dos cachorros lambem seus corpos para limpar a placenta e colocar o seu cheiro no filhote. Desta forma, os pequenos peludos, ao se cheirarem, perceberão que são da mesma família. Esse hábito percorre suas vidas e, ao lamberem outros de sua própria espécie, estão indicando que gostam daquele cãozinho.

Lambidas como forma de atender chamados


Eles lambem o queixo de suas próprias mães, quando filhotes, pedindo alimento. Assim ainda o fazem quando são adotados, desta vez com os papais humanos. Um cão pode lamber o seu tutor para conseguir a atenção dele. Isso ocorre quando o pet já sabe que, ao lamber o dono, ele vai responder a esse chamado. Se você, por algum motivo, não gosta das lambidas, busque não atender aos chamados do peludo. Caso contrário, você estará dando motivos para que ele continue usando essa técnica.

Lambidas de boas-vindas


Se você é daqueles que passa um bom tempo fora de casa, chegando só no final do dia, vai saber muito bem o que é reencontrar o seu pet e receber dele uma série de lambidas de boas-vindas. Essa atitude comprova a relação de afeto que o cachorro tem com você e o quanto ele aprecia a sua volta para casa. Nesse momento, além dos “beijinhos”, o peludo aproveita para cheirar suas mãos e roupas no sentido de saber por onde você esteve.

Lambidas de reverência


Além disso, os cachorros gostam do sabor levemente salgado que a pele humana tem. Assim, fazem um carinho no seu dono e ainda aproveitam para saborear o gostinho que a nossa pele proporciona. Os cães podem lamber o dono como uma forma de reverência por ele ser o “manda-chuva” do pedaço.

Fonte: Clube para Cachorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário