Cães e gatos também precisam de proteção solar



Animais podem sofrer queimaduras e cânceres de pele; sol e passeios na hora certa são cuidados indispensáveis 


Todos os bichos podem tomar sol diariamente para ativar a vitamina D – responsável por auxiliar na absorção de cálcio no organismo. Porém, não só a nossa pele, mas a de nossos animais, precisa de proteção contra os perigos do sol em excesso. Gatos albinos com poucos ou nenhum pelo, por exemplo, não tem uma pele pigmentada e podem sofrer queimaduras e terem problemas dermatológicos graves.

Como solução, o protetor solar para pets é a melhor alternativa para evitar até cânceres de pele. Mesmo em animais peludos, a proteção é necessária em todo o corpo, incluindo a cabeça, as pontas das orelhas e os focinhos.

Caso você notar algum tipo de dermatite, converse com um veterinário o mais rápido possível. Quanto antes os sinais forem detectados, melhor, pois serão maiores as chances de recuperação e menos dores no tratamento. Feridas, áreas do corpo com vermelhidão, úlceras e sangramentos fazem parte dos sintomas.

O protetor solar traz em sua fórmula elementos químicos que evitam alergias e coceiras. Há também os manipulados, especiais para cada tipo de caso e prescritos por veterinários especialistas.

Procure passear com o seu bicho de estimação antes das 11h e após às 15h, período em que o sol não está tão forte. Gatos malhados, na parte branca, também devem passar protetor. Normalmente, cães das raças Boxer, Dálmatas, Wippets, Stattfordshire Terrier Americanos e os Bull Terriers de cor branca possuem uma tendência maior para desenvolver problemas de pele.

Como usar?

O protetor deve ser utilizado todas as vezes que o animal estiver exposto ao sol. O modo de usar é basicamente o mesmo visto em seres humanos. Após espalhar bem o creme pelo corpo, é necessário esperar 30 minutos antes de o animal sair. Reaplique o produto a cada duas horas.

Protetores líquidos costumam ter uma absorção mais rápida. Para evitar que os pets lambam o produto, alguns laboratórios utilizam na fórmula uma substância amarga e atóxica, com um sabor nada agradável.

Opte pelos à prova d’ água e escolha o fator correto de proteção. Os de FPS 15 são bons, mas o ideal é optar por fatores a partir de 30 – para uma proteção mais segura.

Antes de comprar o produto, marque uma consulta com o veterinário para saber se o seu pet poderá usá-lo e para tirar as suas dúvidas sobre diferentes protetores vendidos em pet shops

 PETMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário