Problemas de pele afetam 40% dos cães e gatos

Fique atento aos sintomas da dermatite no seu companheiro. Fonte: Flickr.
Fique atento aos sintomas da dermatite no seu companheiro. Fonte: Flickr.
Má alimentação e umidade na pelagem são algumas das causas de dermatites, alergias, lesões e infecções; produtos naturais auxiliam veterinários no combate ao problema 


As doenças dermatológicas são a segunda maior causa de procura nas clínicas veterinárias, só perdendo para as consultas de rotina. Os donos de animais precisam ficar em alerta: aproximadamente 40% dos casos atendidos são decorrentes de problemas deste tipo, o que levou o Conselho Federal de Medicina Veterinária a criar a especialidade em Dermatologia para atender os pets da forma adequada.


As causas da dermatite e diagnóstico

As dermatites incomodam e podem ter causas diversas, desde razões hereditárias até alimentação inadequada e umidade na pelagem dos cães e gatos. Com a chegada do verão, os parasitas também se proliferam mais, elevando a frequência de alergias e a transmissão de doenças. Bons hábitos de higiene com os produtos adequados e a escovação diária do pelo são as atitudes preventivas mais eficientes.

Entre os principais indícios de que o bicho apresenta alguma dermatite, estão a coceira excessiva, descamação da pele, mau cheiro e perda de pelo. As lesões geralmente são bem parecidas, por isso é essencial que cada caso seja avaliado individualmente. Uma doença endócrina, por exemplo, pode ser confundida com uma simples alergia a picada de pulgas, devido à semelhança nos machucados na região dorsal próxima da cauda. O primeiro passo éprocurar um profissional, que saberá como prosseguir com o diagnóstico e o tratamento.

Própolis verde auxilia no tratamento

Os problemas dermatológicos geralmente têm fácil tratamento, com exceção das atopias (distúrbio orgânico de hipersensibilidade), distúrbios hormonais e comportamentais. Quando a causa é mais simples, é possível recorrer aos tratamentos alternativos com produtos naturais, segundo o veterinário Fabiano Carrion, responsável técnico da Propovets, primeira linha do mercado pet a apostar nos benefícios da própolis verde, reconhecida mundialmente como antibiótico natural, anti-inflamatório e antisséptico.

Os produtos da linha Propovets, por exemplo, podem desempenhar um papel essencial para o tratamento coadjuvante de dermatites, além de limpar, higienizar e hidratar a pelagem de cães e gatos. Segundo Carrion, o princípio ativo da própolis verde é quem auxilia na prevenção e tratamento. “A melhora dos diversos problemas de pele ocorre porque a própolis verde age no controle da flora microbiana, impedindo a instalação de bactérias oportunistas. Além disso, em pele já lesionada, ela atua como cicatrizante, apresentando qualidades antifúngicas e antibacterianas”, diz. “Mas mesmo atuando como regeneradores de tecidos, os produtos da linha Propovets não substituem o uso de antibióticos&;ou pomadas em determinados casos. Deve-se sempre consultar antes um especialista”, esclarece Carrion.

Se o animal for saudável, o uso de Propovets ganha outra função: a de fortalecer o sistema imunológico e impedir o desenvolvimento de alergias“Os banhos com Propovets podem ocorrer quinzenalmente, no lugar do xampu tradicional. Os produtos são 100% naturais e não oferecem restrições de uso nem contraindicações”, completa o veterinário.


PetMag

Nenhum comentário:

Postar um comentário