Por que você deve tirar agora o guizo da coleira do seu gato?



O sininho pode ser muito incômodo para seu animal e atrapalhar a natureza de caça do bichano


Seu gato usa coleira? Ao procurar uma opção em pet shops, as mais bonitas costumam ser aquelas com guizos pendurados. Por facilidade ou convenção, a maioria das pessoas acaba deixando o sininho ali, gostando do som que ele produz ou apenas para saber “onde o gato está”. Só que, para os bichanos, o barulhinho pode ser muito incômodo.

Por conta do instinto caçador, eles não podem deixar que a presa saiba onde ele está, o que vai totalmente contra a natureza dos gatos. Este é o mesmo motivo que os faz amar esconderijoscomo armários, gavetas e caixas. Assim, aos poucos, o barulho do sininho os transforma emanimais frustrados e nervosos. Pense se fosse com você: cada passo seu faz um barulhinho bem perto da sua orelha. Você pode até desistir de tentar tirar o guizo do próprio pescoço, mas não quer dizer que não incomoda, não é?

Então qual o motivo das coleiras possuírem guizos? A ideia antiga era justamente que os gatos que ficassem soltos na rua não matassem ratos ou pássaros. Mas não é bem assim. Uma pesquisa da instituição britânica British Trust for Ornithologists (BTO) mostrou que com o tempo os gatosaprendem a caçar sem soar o guizo, e que para ele continuar sendo eficiente o modelo precisaria ser trocado periodicamente.

Mas a BTO tem uma solução melhor para manter pássaros vivos e gatos menos irritados: coleiras chamativas (sem guizo) de cores brilhantes: laranja forte, rosa neon, que vão se destacar na paisagem e alertar os pássaros do perigo de maneira eficiente.

Algumas coleiras até refletem a luz de faróis e ajudam a evitar atropelamentos, um dos muitosriscos frequentes na rua. E a melhor parte é: o gato não vai ver a cor brilhante no pescoço dele, e vai continuar andando por aí da forma como foi feito para andar, de maneira silenciosa. E claro que se seu gato vive seguro dentro de casa, não existe essa preocupação e você pode simplesmente tirar aquele guizo da coleira e usá-lo para fazer um brinquedinho.

Outro alerta vai para o tamanho do acessório: menos é mais. Quanto ao material, prefira aqueles que não machuquem o pet, como o náilon, que resiste mais tempo; e o couro.  Os gatos, especialmente, precisam de coleira que tenha elástico para permitir movimento. Vale lembrar que eles sobem em árvores há risco de o felino ficar preso pelo acessório, por isso opte sempre por modelos que se soltem do pescoço ao aplicar uma determinada pressão.

PETMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário