Cachorros sabem identificar donos mentirosos


Experimento realizado no Japão comprova que cães sabem reconhecer quando estamos tentando enganá-los


Os cães podem parecer bobos ao correr atrás de seus rabos, mas pense bem antes de tentar enganar seu cão, ele lembrará. Um estudo liderado pelo pesquisador japonês Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto, testou a capacidade dos animais em reconhecer a mentira.

Participaram 34 cachorros domésticos. Na primeira rodada, um pesquisador indicava para o cão onde encontrar brinquedos e petiscos. Na segunda vez, o mesmo pesquisador indicava a direção errada dos brinquedos e petiscos. Na terceira, os cães não obedeciam às ordens do pesquisador que mentiu.

Em outra rodada de testes, os voluntários mentirosos foram substituídos por novas pessoas. A primeira parte foi repetida, indicações de um caminho onde estariam petiscos e brinquedos foram dadas e os cachorros seguiram as direções.

Ao conhecer pela primeira vez um humano, os cães depositam um primeiro sinal de confiança. Depois de passado o momento de excitação, eles obedecem e seguem comandos de pessoas que eles já confiam ao observar seus atos. Eles lembram quem os enganou ou não.

Segundo os pesquisadores, os cães possuem uma sofisticada inteligência social, e essa capacidade foi evoluída na convivência dos cães com os humanos ao longo de toda a evolução.

Vejam neste vídeo reações hilárias de cachorros sendo enganados por um mágico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário