Por que os cães inclinam a cabeça para o lado quando falamos com eles?



Já percebeu que os cães têm uma mania engraçada de inclinar a cabeça para o lado quando conversamos com eles? Segundo o site Mental Floss, os animais fazem isto para mostrar aos humanos que se importam com eles ou com o que estão falando.

Para eles, o gesto é uma forma de transmitir empatia, como dizer “sim” ou “não” em relação a nós humanos. Apesar de não poderem conversar, eles geralmente sabem quando estamos nos sentindo tristes e inclinam a cabeça demonstrando solidariedade e esperando nos escutar.

Também são consideradas as versões de que os cães inclinam a cabeça para poder ouvir os sons de uma maneira melhor e também para enxergar de outro ângulo, já que o focinho atrapalharia a visão da parte inferior do rosto humano. Isto seria necessário para a expressão facial e o estado emocional do dono.

Uma pesquisa publicada no site Psychology Today ouviu 582 pessoas sobre a frequência que os cães inclinam a cabeça e as raças dos animais. A maioria dos entrevistados disse que os cachorros fazem o gesto regularmente, sendo que 52% dos donos de cães com focinhos achatados, como Bulldogs e Pugs, notaram o movimento. O número sobe para 71% em relação aos que têm focinhos maiores.

Então, da próxima vez que você notar seu cachorro fazendo isto, você já sabe que ele está demonstrando que se importa com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário