Meu cão está gordinho, o que fazer?


Cães sofrem com as consequências do sobrepeso assim como humanos, desde problemas articulares, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes entre outras enfermidades.

Hoje, a maioria dos cães está acima do peso ideal. Mas qual é o peso ideal? Como saber avaliar em casa, sem balança?
Existem muitas raças de cães e, por isso, muitos formatos de corpo diferentes. Algumas raças têm corpo mais largo e outras mais delgado, contudo, independente disso, podemos ter uma noção da quantidade de gordura existente no mascote e quando devemos procurar ajuda veterinária.
Além de acompanhar o peso, podemos fazer alguns testes em casa. Para tanto, deixe seu cão “em estação” (com as quatro patinhas no chão, posição normal do cão). Quando ele estiver assim e parado, passe as mãos de leve sobre as costelas. E aí, o que você sente nas pontas dos dedos? Nada, ossos suaves ou ossos muito proeminentes? O ideal é que, quando a gente passe os dedos de leve sobre as costelas, a gente consiga sentir ossos suaves, sem ter que fazer pressão para senti-los (animal acima do peso) ou que a gente sinta ossos muito proeminentes (animal abaixo do peso). Outro teste é, com o animal na mesma posição, passar os dedos de leve sobre os ossos do quadril (nas laterais da coluna, antes do início da cauda). Então, o que você sente? Da mesma forma que no teste anterior, não devemos fazer pressão para sentir os ossos nem senti-los muito proeminentes. O ideal é sempre é que os ossos sejam sentidos de forma suave.
Importante ressaltar que, assim como para nós, estar acima do pet não é uma boa condição. Cães sofrem com as consequências do sobrepeso assim como humanos, desde problemas articulares, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes entre outras enfermidades.
Então… você fez os testes, seu cão está “fofinho” e agora está se perguntando: o que fiz de errado e o que posso fazer para que meu amigo fique no peso ideal, saudável e me acompanhe com saúde por mais tempo?
As duas principais causas do aumento de peso dos cães são: alimentos com excesso de calorias ou farinhas e falta de exercícios físicos. Quanto aos petiscos, eles não devem exceder 5% da alimentação diária e sempre busque agrados naturais, como frutas (ver artigo permitidos). Já quanto as atividades físicas, cada vez temos menos tempo para passeios com nossos mascotes. Então que tal enriquecer o ambiente que eles ficam com brinquedos que façam eles gastarem energia? Existem brinquedos como bolinhas atrativas que fazem com eles se exercitem em um pequeno espaço gastando as gordurinhas extras.
Hoje os cães fazem parte da nossa vida e das nossas famílias. Queremos que eles sejam muito felizes e que nos acompanhem por muito tempo, de forma saudável. Sobre isso, o que você tem feito pelo seu melhor amigo? Cada vez mais buscamos para nossas vidas comidas saudáveis, com menos gorduras, com menos farinhas, fazemos mais exercícios físicos… e para seu pet, o que você tem buscado? Pense, pesquise, conheça as opções de alimentação natural, tanto as que você pode fazer em casa como as que podem ser compradas prontas, como uma ração tradicional. Converse com seu veterinário de confiança sobre essa mudança. Caso seu amigo tenha algum tipo de doença, não quer dizer que ele não possa fazer a transição de alimentação, apenas que requer uma dieta específica para seu caso. A alimentação natural ou dieta caseira, sempre acompanhada por veterinário, tem tido muitos resultados positivos na perda de peso e estabilização, além de benefícios como redução de alergias, redução de retenção de líquidos, aumento da disposição e da qualidade de vida, além de alguns estudos falarem até em aumento da expectativa de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário