Cães e gatos pegam gripe de humanos?



Diferentemente dos cães, os gatos podem ser contaminados pelo vírus da gripe de pessoas, já os humanos não são capazes de pegar gripe de gatos


Você sabia que os cães ficam doentes apenas se contaminados por outros cães? Já os gatos estão suscetíveis a pegar gripe ou resfriado de humanos.

Porém, nós não podemos pegar o vírus de gatos. O vírus da gripe acopla-se ao sistema respiratório dos felinos, como acontece em humanos, segundo Scott Weeze, professor de Medicina Veterinária no Canadá. O vírus H1N1 foi encontrado também em gatos nos Estados Unidos, em 2009.

Apenas em 1979, por meio de pesquisas, ficamos sabendo que gatos podem ficar gripados. Para os cães, o mesmo foi atestado somente em 2000.

Essa questão é alvo de pesquisas desde então, pois o vírus da gripe pode modificar-se muito facilmente e precisa ser monitorado de perto.

Os sintomas nos pets são similares aos nossos e incluem problemas respiratórios, coriza no nariz, olhos lacrimejantes e fadiga.

Se você observar sintomas de gripe no seu pet, leve-o ao veterinário e receba orientações para tratamento adequado. E se você estiver doente, procure lavar sempre as mãos antes de tocar no seu bichano.

PETMAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário